ASSOCIATIVISMO: SAIBA O QUE É E AS 5 VANTAGENS PARA O EMPREENDEDOR

Só quem tem uma empresa sabe como é desafiador administrar o próprio negócio. Mas, no empreendedorismo, a máxima “a união faz a força” tem muito sentido – e o associativismo é prova disso.
Por se tratar de um modelo que incentiva a cooperação e integração entre indivíduos, o associativismo visa proporcionar crescimento aos envolvidos na rede. Por isso, mais do que um recurso de aproximação, ele também é uma estratégia de expansão.

Associativismo: uma prática de fortalecimento

A prática do associativismo é antiga, e surgiu muito antes da criação do próprio termo. Trata-se de uma metodologia aplicada em empresas de qualquer área de atuação, desde que todas tenham algo em comum.
A Ancev, por exemplo, reúne empreendedores de dezenas de coworkings espalhados por todo o Brasil. Esta característica em comum facilita a integração entre os empresários associados e permite que eles estejam mais unidos nas ações desenvolvidas que visam fortalecer os envolvidos.
E as consequências são positivas: os micro, pequenos e médios empreendedores conquistam um público maior. O consumidor, também ganha, pois passa a contar com mais empresas à sua disposição. Com o aumento da concorrência, surgem melhores condições e ofertas, além de representatividade e defesa de interesses.

Vantagens
Troca de experiências

A união propiciada pelo associativismo faz com que os empreendedores pensem de modo coletivo, troquem experiências ricas e tenham ideias que os ajudem a crescer em conjunto.

Mais conhecimento

Cada empreendedor tem suas bagagens valiosas e o convívio com outros profissionais é uma chance de adquirir mais conhecimento. Além de trocar ideias sobre a sua rotina é também inspiração para os que ainda estão começando nesta jornada.

Redução de custos

Em uma rede com um número maior de integrantes, é mais fácil conseguir preços mais acessíveis em produtos e serviços que fazem parte do dia a dia da sua empresa.

Autoridade para a marca

Utilizar uma marca forte como a de uma Associação na fachada ou nas dependências do seu estabelecimento é uma forma de relacionar a imagem do seu negócio à reputação da entidade, o que ajuda a transmitir credibilidade ao seu público.

Maior competitividade

Com acesso a produtos e serviços mais baratos, mais propriedade de negócio e uma rede de contatos mais ampla – benefícios conquistados por meio do associativismo -, o seu negócio ganha visibilidade e, por consequência, maior competitividade no mercado.

Compartilhar

Veja Também