Como atrair clientes no Instagram e vender mais?

Há apenas alguns anos atrás, para estar em evidência e divulgar sua empresa era necessário comprar horários publicitários na TV ou no rádio, procedimento tão caro e dispendioso que acabava ficando reservado a uma pequena parcela de empresas.

 

Nas últimas décadas houve uma revolução tecnológica que transformou os meios de comunicação, modernizando a divulgação de produtos e serviços de maneira nunca imaginada, por isso é tão importante usar a criatividade para fazer parte dessa grande evolução.

Hoje em dia todos somos potenciais criadores de conteúdo e divulgadores. Uma vez que as plataformas das redes sociais disponibilizam espaços para seus usuários, basta saber utilizar esse espaço para divulgar a sua imagem ou a imagem de sua empresa de forma positiva.

O Facebook e o Instagram são exemplos de plataformas que são cada vez mais usadas para publicidade e nesse texto você vai aprender dicas básicas de como atrair clientes no Instagram e aumentar muito seu potencial de negócios.

 

Organize sua estratégia para atrair clientes no Instagram 

Antes de fazer uma lista de dicas vamos estabelecer algumas estratégias básicas  para quem quer utilizar as redes sociais para divulgar produtos e empreendimentos.

A primeira é saber com quem você está falando ou quer falar, ou seja, você precisa saber quem é seu público alvo, quem você quer atrair como cliente.

Estabelecer um público alvo  tem muito a ver com o produto que você vende e com qual segmento trabalha . É como criar uma personagem que representa as pessoas que podem tornar-se seus potenciais clientes.

Por exemplo, uma empresa que vende produtos para mergulho,vai ter um público alvo bem diferente de uma empresa que vende produtos para crochê e costura.

Dado esse primeiro passo, a segunda estratégia interessante  é fazer a sua página no Instagram  parecer-se com seu público alvo. Para isso é importante responder a algumas perguntas:

  • O que meu público alvo espera?
  • Quais personalidades tem a ver com eles?
  • O que gostam de fazer no tempo livre?
  • Como se relacionam com dinheiro?
  • Além do meu produto, em quais outras coisas eles mantêm interesse?

A partir dessas perguntas respondidas você pode começar a escolher um conteúdo que tenha a ver com seu público e assim criar uma página que reflita os interesses desse público.

É importante adequar sua página no Instagram à linguagem do público alvo, aos seus anseios, desejos e visão de mundo.

 

Que tipo de conteúdo pode atrair mais clientes no Instagram ?

A resposta para quem quer saber como atrair clientes no instagram e nas redes sociais está basicamente em conhecer o seu público alvo e criar uma identificação com através de seu conteúdo.

Conteúdo é a coisa mais importante na hora de usar o Instagram para atrair clientes. É o conteúdo que chama atenção do público, prende sua atenção e o leva a se tornar um seguidor e potencial consumidor daquilo que está sendo oferecido.

Crie empatia e proximidade com seu público, apostando na  identidade visual da sua  página no Instagram. Essa identidade visual deve refletir os interesses do seu público.Fotos, imagens, cores, sons e até mesmo uma logomarca para seu negócio devem ser significativos para o público que você quer atingir.

 

Configurações que ajudam a dar visibilidade à sua página no Instagram

A plataforma oferece diferentes configurações de acordo com o perfil de cada usuário. Assim, se você quer utilizá-la como um meio de divulgação dos seus produtos, deve configurar a sua conta como conta comercial.

Com a conta comercial é possível usar ferramentas exclusivas para quem quer vender,como links diretos de direcionamentos para blogs e sites de vendas. Integrar sua página no instagram ao Google é uma boa estratégia.  

Outra estratégia é usar tagueamento e a marcação de usuários. Os símbolo hashtag # ajuda a direcionar usuários com os mesmo interesses para sua página. O símbolo arroba serve para marcar usuários em publicações relevantes.

Além disso, é importante manter sua página vinculada ao Facebook. A sincronia entre as duas páginas ajuda a aumentar o alcance de público.

 

Parceria com influencers

 Outra estratégia importante para seu plano de negócios é a parceria com divulgadores e influenciadores. Normalmente utiliza-se a permuta, que consiste em dar o produto de presente ao influenciador. Ele divulga o seu produto na página dele e assim o torna visível a milhares de usuários.

Você também pode fazer o mesmo com micro influenciadores, pessoas que não são famosas mas possuem um certa influência no meio em que vivem e que sejam potenciais consumidores em seu nicho.

 

Lista de dicas básicas para atrair clientes no instagram

  • invista em publicações patrocinadas. Alguns anúncios pagos podem potencializar a visibilidade de sua página ;
  • combine ações de marketing tradicional com estratégias práticas de uso da plataforma, como configurações certas e tagueamento adequado;
  • crie um calendário automático de publicações. Alguns apps externos possibilitam essa configuração.Você configura o dia e hora em que quer que determinados conteúdos relevantes, como vídeos e imagens sejam publicadas;
  • utilize palavras chave relacionadas ao seus produtos e ao seu conteúdo
  • faça conteúdos interativos para manter o engajamento do seu público, como enquetes, testes e pesquisas 
  • crie promoções, cupons de desconto e outros prêmios para o seguidores mais engajados

 

Na hora de criar um público fiel e aumentar a possibilidade de atrair clientes no Instagram é importante estudar e conhecer novas estratégias. Você  também pode contar com empresas de consultoria que podem te ajudar a implementá-las. 

Estar sempre atualizado  a respeito das funcionalidades da plataforma e ter uma boa estratégia de marketing no Instagram vai potencializar suas vendas e atrair cada vez mais clientes.  

 

Compartilhar

Veja Também