COMO IR BEM NA ENTREVISTA DE EMPREGO

Quem está em busca de uma nova oportunidade de trabalho é normal se sentir nervoso na hora das entrevistas. É uma oportunidade que você tanto deseja e pode estar a um passo de virar realidade. Então, é ideal se preparar para não deixar essa insegurança atrapalhar a sua comunicação com os entrevistadores. Por isso, reunimos algumas dicas para te deixar tranquilo e ajudar a se dar bem numa entrevista de emprego.

Pesquise sobre a empresa antes

O Google está aí para ser nosso aliado. Procure se a empresa tem um site, redes sociais, descubra se ela tem uma missão e valores com os quais você se identifica. Analise também o anúncio da vaga antes de se candidatar e identifique seus pontos fortes e de conexão com a oportunidade. Se possível, procure saber mais sobre o chefe e a equipe, suas trajetórias e gostos pessoais, para que na hora da conversa você também destaque o que vocês têm em comum.

Pratique antes

Recapitule os pontos importantes da sua carreira e estudo, destacando conquistas e soluções para desafios. Invista um tempo contando para alguém ou falando alto para si mesmo qual a sua história e por que seu percurso e experiências se encaixam perfeitamente com a vaga que você deseja. Se estiver nervoso, respire fundo, movimente o corpo antes do encontro e puxe papo com alguém desconhecido, assim você já vai praticando falar com estranhos.

Vista-se de acordo 

Ao pesquisar a empresa, você conseguiu saber se ela tem um perfil mais corporativo ou informal? Use essa informação na hora de escolher o look para a entrevista de emprego. Em geral, priorize peças com modelagem clássica e cores básicas, como uma calça preta e camiseta ou camisa branca. Evite excessos, como peças muito justas ou com transparências, e aposte em sapatos limpos. Um oxford, sapatilha, bota baixa ou até um tênis mais social te ajudam a acertar. Cuide também de pequenos detalhes da aparência, como pele e cabelos limpos e, se quiser usar maquiagem, escolha algo leve, quase um “acordei assim”! Perfumes muito fortes também não são ideais e podem tirar a atenção do entrevistador.

Atenção à linguagem corporal

Comece e termine o encontro cumprimentando o entrevistador com um sorriso leve e um aperto de mão firme, mas suave. Isso já ajuda a criar uma conexão. Sente com as costas retas e faça contato visual enquanto conta sua história e escuta os entrevistadores, mas fique à vontade para percorrer a vista do ambiente em alguns momentos, relaxando o olhar e o clima.

Demonstre confiança

Pode ser mais complicado quando se está nervoso, mas tente projetar bem sua voz durante a entrevista, respire de forma tranquila e crie um ritmo para sua fala, intercalando momentos de entusiasmo e de objetividade. Use expressões para demonstrar que tem certeza de que você é a pessoa certa para aquele cargo. Deixe claro o quanto está animado com a vaga e o quanto você poderá contribuir com a empresa.

E o maior de todos esses conselhos: acredite em si mesmo… e boa sorte!

Compartilhar

Veja Também