Como promover a Diversidade no Ambiente de Trabalho

Durante os últimos tempos, promover a diversidade no ambiente de trabalho foi um assunto pertinente. Enquanto algumas pessoas estão preocupadas em dar a todos uma chance, outras pessoas ainda precisam se afinar a essa realidade.

Para implementar a inovação no inteiror da organização você deve oferecer oportunidades para todos os tipos de profissionais, independentemente da cor da pele sexo, religião ou status social.

A diversidade promove ideias diferentes e isso muitas vezes pode ser muito positivo na hora de colocar um projeto em prática.

Vários profissionais super capacitados, uma nova geração está chegando ao mercado e as empresas devem estar preparadas para envolver as pessoas

Neste post, você aprenderá a importância de promover a diversidade nas empresas e como fazê-lo.

 

O que é diversidade no ambiente de trabalho?

Promover a diversidade no ambiente de trabalho significa ter um ambiente corporativo acolhedor para a inclusão de pessoas com diferentes perfis de comportamento.

Além da inserção de indivíduos que figuram em diversas classes sociais e culturais.

Dentro de uma organização é necessário ter um local para acomodar essa multidão de pessoas. No entanto, isso não significa que um grupo deva ser priorizado no número de vagas e outro não.

As corporações e empresas devem empreender a abertura de cultura, ideias, classes, gênero, etc. Todas as coisas devem ser levadas em consideração ao fazer o teste. Você deve ter respeito por todos.

O ideal é que seja mutuamente benéfico ao subscrever o contrato. Em outras palavras, o novo funcionário e a empresa devem ser parceiros mútuos, sabendo que cada uma outorga para o trabalho.

Para estabelecer um ambiente diversificado dentro de uma organização, as empresas não precisam contratar aleatoriamente apenas para cumprir a lei.

Mas devem estar cientes de que qualquer deficiência, religião, cor, gênero e etc, não definem competência, até porque todos são iguais, cada um deve lutar por suas capacidades profissionais dentro da empresa, sem que isso seja levado em consideração

Por lei, as empresas devem ter pelo menos 2% de seus funcionários que cumpram o conceito de diversidade.

Lembre-se, a diversidade não é algo assistencialista. Isso vai muito além do conceito de caridade ou da imagem de uma boa organização, não pense desse jeito. Na prática, é respeitar as competências de cada um e quem são, respeitar a sua identidade!

O objetivo é evoluir o ambiente corporativo e dinamizá-lo, incorporando diferentes culturas e abrindo novas opções de sucesso. Entenda que quanto mais cultura, mais criatividade é gerada na sua empresa!

 

Como adotar a diversidade no ambiente de trabalho?

O primeiro passo é trabalhar na execução de projetos de diversidade na empresa, o planejamento é importante nesse momento. Possua uma visão de longo prazo e essas estratégias serão acompanhadas de perto.

 

A liderança deve ser uma das aliadas principais

O estabelecimento de um programa de diversidade nas empresas só terá sucesso se o líder estiver associado a ele. Isso é contribuir e apoiar a ideia. Porque é a sua atitude de inclusão que fará a diferença na estruturação deste projeto.

 

Tenha projetos e políticas para promover a diversidade no ambiente de trabalho

O planejamento interno do programa de diversidade é fundamental para as atividades estratégicas da instituição.

Os rumos devem ser focados nos valores que a organização prega e com possíveis rumos a serem alcançados.

Isso pode ser criado por meio de planejamento e suporte da equipe de RH. Com isso, você receberá suporte para analisar a situação atual da empresa.

Após esta análise, defina os objetivos da ação. O próximo passo é compartilhar esse plano com todos os envolvidos.

 

Uma pessoa responsável deve acompanhar as ações que são executadas para promoção da diversidade

Todo projeto bem-sucedido deve ser cuidadosamente monitorado. Por isso, é necessário que um profissional seja incumbido de ser seu monitor, a fim de demonstrar que as ações são realizadas com eficácia.

Este colaborador deve ser um profissional comprometido com o projeto e, sobretudo, com a causa e com muitas responsabilidades. 

Em última análise, ele ou ela deve promover uma força de trabalho diversificada incluindo pessoas. O ideal é que esse profissional seja capaz de se comunicar com facilidade e manter bons relacionamentos.

 

Tenha um bom monitoramento

Para implementar a diversidade no ambiente de trabalho é necessário observar todos os profissionais da organização. Além disso, é necessário verificar o ciclo de retenção de funcionários na empresa.

Com isso, é necessário analisar as promoções realizadas, a remuneração, a análise do turnover, as avaliações de desempenho e os níveis hierárquicos. 

Ao examinar esses cálculos, você terá uma visão geral do setor que precisa de treinamento ou novas contratações. Essas métricas ajudarão seu programa de diversidade.

 

Observe a diversificação nas contratações

Para alcançar a diversidade nas empresas, os funcionários precisam de descrições de cargos diversificados. 

Então para atingir seu objetivo, seria interessante colaborar com instituições que apoiam esta causa. Outra opção é postar trabalhos em um grupo voltado para a diversidade.

 

Boa comunicação é uma aliada e tanto!

Para aceitar a inclusão de pessoas dentro de sua organização, é importante ter uma comunicação aberta e honesta. 

As informações e metas de diversidade devem ser compartilhadas em toda a equipe para que todos abracem a causa e dar as boas-vindas aos novos membros da equipe.

 

Tenha um ambiente colaborativo para que todo o processo dê certo!

Você sabia que a capacidade cognitiva aumenta no trabalho em equipe ou em um ambiente diversificado? Pois é, um coworking é assim. Você já ouviu falar? O número de espaços aumentou nos últimos anos. 

Geralmente, esses ambientes colaborativos possuem uma gestão de cultura forte, além de serem extremamente adeptos à diversidade no ambiente de trabalho.

Quer saber mais? Saiba quais são as vantagens de trabalhar em um ambiente colaborativo!

Compartilhar

Veja Também

Coworking & Sustentabilidade

A sustentabilidade empresarial tem muito valor. Empresas que atuam com práticas de ESG – termo em inglês que remete às práticas ambientais, sociais e de

Leia mais