Maneiras pelas quais o coworking cria flexibilidade

Estamos vivenciando uma mudança substancial na cultura dos escritórios e há quem diga que essas mudanças são, provavelmente, para sempre. Com o fluxo dos funcionários sendo imposto — por mais de um ano — ao trabalho remoto, o que conhecíamos como ambiente de trabalho, pode não ser mais o mesmo!

 

Coworkings entregam soluções, sobretudo de ambiente de trabalho, que se adequam, e muito, às novas necessidades de flexibilização do mercado, o que pode ser altamente sustentável e produtivo para as empresas.

 

Entenda mais como a flexibilidade dos coworkings se encaixa nas mais variadas configurações de rotina de trabalho, acompanhando este artigo. Vamos lá?

Tendências de trabalho

Não é novidade que, com as pessoas sendo praticamente submetidas ao trabalho remoto por obrigação, as rotinas de trabalho mudaram. O ambiente tradicional de escritório passou a ser uma opção de segundo plano.

Assim como alguns previam, o modelo de trabalho remoto e também híbrido, conquistaram espaço e passaram a ser considerados por diversas empresas e organizações como uma nova tendência de trabalho.

 

Fato é que, embora essa tendência seja recente, coworkings são naturalmente flexíveis, o que os tornam, instantaneamente, aptos para essa nova tendência de mercado.

Escalabilidade

Um dos motivos que fortalecem a adoção do coworking para o modelo de trabalho remoto ou híbrido é a escalabilidade. 

 

O que isso quer dizer? Quando você está no início do seu negócio, ingressando em um processo de crescimento, fica quase inacessível os espaços maiores, quer seja pelo custo de locação, quer seja pelos longos períodos de locação exigidos em contrato.

 

Espaços de coworking oferecem toda a estrutura necessária para expandir — ou mesmo reduzir — suas equipes de trabalho, podendo começar com mesas compartilhadas e crescendo para salas privativas, maiores e dedicadas, conforme a necessidade da empresa.

 

O fato de os modelos de contrato serem flexíveis assim como os ambientes, proporciona comodidade para você adequar sua demanda de acordo com a necessidade do seu negócio.

Opções 

Como já falamos, a flexibilidade dos coworkings é algo natural, e isso é facilmente notado pelo fato dos serviços serem fornecidos com pacotes ajustáveis e/ou sob demanda. Apesar de cada coworking possuir suas singularidades, a flexibilidade reina nestes ambientes.

 

Dentre as opções de flexibilidade de ambiente em coworkings, uma das mais conhecidas é a das mesas compartilhadas: postos de trabalho individuais, em escritórios colaborativos, que são adequados de acordo com o número, frequência e rotina dos trabalhadores, contando, claro, com as demais facilidades oferecidas por um coworking.

 

Já as salas privadas são espaços mais delimitados e com maior privacidade, apresentando a estrutura completa de um escritório. Nestes ambientes, sua empresa tem a opção de desenvolver um espaço dedicado ao negócio dentro de um ambiente de trabalho flexível, mas ainda assim, podendo acessar as comodidades fornecidas pelo coworking.

 

Salas de conferência e de reunião são opções excelentes fornecidas por coworkings sob demanda. Estes espaços são mais reservados e geralmente utilizados para atividades específicas por um período de tempo determinado. A flexibilidade em acessar e usufruir destes espaços é muito maior no coworking, principalmente se sua equipe já estiver utilizando o ambiente do coworking.

Horários dinâmicos

Coworkings possuem horários de atendimento altamente flexíveis, o que se adequa às rotinas de trabalho remoto e híbrido. Nesta tendência de trabalho, a pessoa pode acessar o ambiente no horário quando quiser, sem ter de se preocupar com questões que só seriam exigidas no clássico ambiente de escritório.

Equilíbrio

Os espaços de coworking são excelentes opções para aqueles que buscam flexibilidade, como trabalhadores remotos, estudantes, empreendedores, startups e pequenas empresas que precisam.

 

Por estarmos caminhando para um futuro flexível e adaptado, ambientes como esses fornecidos por coworking são ótimos para criar o equilíbrio trabalho / vida pessoal que desenvolva criatividade e produtividade.

 

À medida que o trabalho remoto se torna cada vez mais a norma, a flexibilidade e os benefícios de um espaço de coworking também se tornam cada vez mais valiosos.

 

Gostou desse conteúdo? Então continue nos acompanhando em nosso blog para ficar por dentro de mais materiais como este!

Compartilhar

Veja Também