NETWORKING: 5 PASSOS PARA MANTER A SUA REDE DE CONTATOS ATIVA

No mundo dos negócios e nas relações interpessoais, ter e manter um bom networking é palavra de ordem, mas para começar do início, você sabe o que networking? Também conhecido como rede de contatos, em resumo é a forma de cultivar ligações profissionais e individuais em diversos ambientes e utilizar essas relações para algum objetivo, seja para negociações, oportunidades no mercado de trabalho, meio social ou mesmo cultivar amizades.

Uma sólida rede de relacionamentos também ajuda em outros aspectos, como obter informações relevantes, aprofundar relações com clientes, tornar mais conhecida a empresa ou uma ideia de negócio, aumentar a visibilidade do profissional, desenvolver a carreira e, ainda, vender.

Em suma, fazer networking é importante de uma forma geral, tanto para o dono da empresa, como para um autônomo que quer se manter no mercado. E, é claro que tem que ser você mesmo, com a cara e a coragem, para fazer. Por isso, saia da zona de conforto e conheça 5 passos para manter a sua rede de contatos ativa. Let’s go!

Os contatos começam na faculdade

Sabe aquele colega desenrolado, que participa faz aulas e é cheio de contatos? Converse com ele! Os professores também são fundamentais e ótimas fontes, afinal, eles podem se lembrar de você para indicar para um estágio o emprego no final do curso. Para os mais retraídos, que ficaram mais reclusos durante os anos de faculdade, nunca é tarde para retomar o contato com a turma. Use as redes sociais para estreitar os laços e abrir as portas para aumentar sua rede de contatos profissionais.

Empondere o seu negócio

Fale com orgulho e brilho nos olhos do seu trabalho. Explique com entusiasmo e força de vontade aquilo que você faz para despertar o interesse das pessoas. Quando demonstramos satisfação com o que fazemos, as chances de cativar outras pessoas aumentam significativamente.

 Tenha meios de divulgar o seu trabalho

Saiba aproveitar todas as oportunidades de divulgar o seu negócio ou o seu trabalho. Por exemplo, faça um site, tenha um portfólio online, esteja presente nas mídias sociais, como Instagram e Facebook e tenha em mãos um cartão de visitas – este, por sua vez, é uma forma prática e fácil de ser sempre lembrado e facilita as parcerias.

Aproveite as oportunidades

Muitas vezes grandes oportunidades se escondem em ações que muitas pessoas desconsideram ou não enxergam seus benefícios, como por exemplo a oportunidade de dar uma palestra para estudantes de uma faculdade. Lembre-se de que qualquer chance de falar sobre o seu mercado e área de atuação é bem-vinda e oportuna e aproveitar a chance de palestrar como voluntário pode abrir diversas outras portas para divulgar o seu trabalho.

Mantenha os contatos

Uma coisa é certa: nada vai adiantar se você pegar mil cartões e deixar todos guardados na gaveta. Categorize, separando-os por área de atuação, depois envie um e-mail para manter o contato e convidando as que estão de acordo com o seu objetivo para conhecer o seu processo de trabalho.

Compartilhar

Veja Também