O que é compliance e qual sua importância para as empresas?

O compliance — traduzido para conformidade em português — é algo essencial dentro das empresas e operações comerciais, independentemente do setor.

Como sua empresa gerencia o compliance e reduz os riscos hoje? Bom, tomar medidas preventivas desde o início é uma ótima forma de cuidar da sua empresa desde cedo, tendo em vista que é possível economizar custos significativos ​​para sua organização a longo prazo.

Mas se você ainda está confuso, fique tranquilo, preparamos este artigo que definirá o compliance e o que isso significa para sua empresa. Boa leitura!

 

O que é compliance?

Para contextualizar, a palavra Compliance foi originada do verbo inglês to comply, que tem o significado de “agir em sintonia com as regras”. Didaticamente falando, ela significa estar completamente de acordo com as políticas e diretrizes estabelecidas para o seu negócio.

Ou seja, ela pode ser considerada como uma atividade que propõe garantir o cumprimento de todas as normas, leis e regulamentos (internos e externos), seguindo os padrões exigidos pelo seu próprio segmento de atuação. Essa definição vale para diferentes setores, como:

 

  • fiscais;
  • trabalhistas;
  • financeiras;
  • contábeis;
  • ambientais;
  • jurídicas;
  • previdenciárias;
  • ética;
  • entre outras.

 

Além disso, essas regras e regulamentos podem incluir os valores escritos da sua empresa, sua política de ética, o manual do funcionário e políticas para cumprir obrigações legais (como impostos e relatórios corporativos). Em grandes organizações, pode incluir ou estar alojado no escritório de um conselho geral. Em organizações menores, o compliance tende a residir, informalmente, nas funções do diretor executivo, diretor financeiro e chefe de RH.

A parte mais complicada neste caso é acompanhar as leis de acordo que elas passam e mudam, isto é,  as empresas precisam estar cientes de quaisquer mudanças na lei que possam afetá-las.

Por esse motivo, para sempre ter uma assistência e evitar futuros problemas, as empresas costumam optar por manter um advogado em regime de retenção para que possam receber aconselhamento jurídico sobre diversos assuntos relacionados ao compliance.

 

Entenda qual é sua importância dentro das empresas

Agora que você já sabe o que é compliance, vamos entender qual a importância dentro das empresas? Vamos lá!

 

Compliance como padrão

O compliance se torna um padrão se você tiver regras e políticas bem arquitetadas para ajudar a manter a segurança e a estabilidade em sua empresa. Esses padrões só são relevantes se forem aplicados de maneira correta e observados com atenção dentro da organização. Para considerá-lo um padrão, não basta apenas aderir às leis e políticas, também é necessário entender se seguir essas regras atenderá às verdadeiras necessidades de sua empresa.

Além disso, os principais objetivos da função de compliance nas empresas são:

 

  • Gerenciar os controles internos;
  • Averiguar em detalhes todos os riscos operacionais;
  • Analisar e prevenir fraudes;
  • Desenvolver programas de melhoria contínua;
  • Estabelecer normas técnicas;
  • Realizar auditorías periódicas;
  • Criar métodos de conduta;
  • Acompanhar as medidas escolhidas no que se refere à segurança da informação;
  • E entre outras.

 

Por fim, isso dizer que o responsável pelo compliance irá exercer uma função muito importante dentro da empresa, que será o de monitoramento, atuando diretamente na fiscalização dos processos e tarefas, desempenhando assim, um papel consultivo.

 

O compliance evita problemas futuros de descumprimento com a lei

Nenhuma empresa gostaria de entrar em grandes disputas legais e enfrentar acusações criminais devido ao descumprimento da lei, não é mesmo? Além do fato de que as responsabilidades legais podem ser um grande golpe para a reputação da sua empresa, elas também podem ser uma perda financeira instantânea.

Por esse motivo que o compliance é importante, pois ajuda sua empresa a não se envolver em problemas ilegais, isso porque envolve não apenas aprender a legislação essencial aplicável ao seu negócio, mas também aplicá-la a todo custo.

Como regra geral, construir uma imagem pública respeitável é uma maneira de promover o sucesso do seu negócio e mantê-lo sempre saudável. Se sua empresa tiver problemas devido à não conformidade, o público em geral poderá duvidar de sua credibilidade. Lembre-se, a confiança e a fidelidade do seu cliente são tudo para o seu negócio.

 

Aumenta a produtividade da sua empresa

O compliance mantém o ambiente de trabalho positivo e uma cultura saudável entre os colaboradores, fazendo com que eles se sintam motivados e ainda mais produtivos. Os funcionários querem um local de trabalho onde se sintam seguros e bem cuidados, ou seja, isso só pode ser alcançado se a empresa tiver um modelo claro e bem estruturado. Esse modelo pode ser um conjunto de diretrizes ou políticas que garantem a justiça e a segurança de funcionários e clientes.

 

Agora que você sabe o que é o compliance e sua importância, que tal conferir nosso blog e ficar por dentro de mais conteúdos como este? Te vemos lá!

 

Compartilhar

Veja Também

Coworking & Sustentabilidade

A sustentabilidade empresarial tem muito valor. Empresas que atuam com práticas de ESG – termo em inglês que remete às práticas ambientais, sociais e de

Leia mais