O QUE REALMENTE SIGNIFICA BEM-ESTAR?

O que realmente significa ter bem-estar para você? Pesquisas apontam que esse é o termo para representar um estilo de vida saudável e feliz que vai muito além de só a ausência de doenças. Tem a ver com maximizar o potencial humano, em estar em paz, em fazer o bem e cuidar do próximo. Pode não soar fácil, mas também é menos difícil do que parece.

Em meios a pandemia do coronavírus, ter bem-estar é palavra de ordem, afinal, esse ano que está prestes a acabar foi um tanto conturbado para todos nós. Então, que tal desenvolver práticas simples e eficientes para melhorar sua autoestima e bem-estar em 2021 e começar o ano novo com o pé direito? Quer saber como? É só continuar lendo este blog.

Dicas para o bem-estar físico

A regra é clara e fácil: mexer o corpo todo dia por 30 minutos (pelo menos) e comer bem. Para isso, vale encarar qualquer tipo de atividade.

Pratique: faça exercícios diariamente, seja caminhada leve ou atividades que demandem um pouco mais, como corrida, yoga, pilates e surfe. Priorize alimentos frescos e não processados e evite fazer dietas restritivas. Pegue sol de manhã e curta um tempo ao ar livre toda semana.

Dicas para o bem-estar emocional

Sabe aquilo de equilibrar razão e emoção? É importante sim! E também saber ser vulnerável, com consciência das suas qualidades e suas imperfeições, sem medo de se mostrar ao outro, para construir confiança e autoestima saudáveis.

Pratique: se conectar com seus sentimentos, aprender a expressar o que sente,escrever um diário, conversar com amigos. Se precisar, peça ajuda a especialistas, sem vergonha.

Dicas para o bem-estar social

Assim como precisamos cuidar de nós mesmos, também é essencial dar valor às relações, afinal, nossas conexões importam e ajudam a trazer sensação de felicidade.

Pratique: descobrir seus valores únicos para se conhecer melhor na hora de conquistar e manter relações fortes. Dê atenção aos familiares e amigos, equilibre vida social com trabalho.

Dicas para o bem-estar cognitivo

Siga seus interesses, foque no que mais quer desenvolver e busque aprender, sempre. Mantenha hobbies e faça cursos para se aperfeiçoar ou descobrir novos prazeres.

Pratique: trabalhe com atenção, eliminando distrações e usando métodos de produtividade que te permitam realizar tudo com mais foco.

Dicas para o bem-estar espiritual

Ter uma vida espiritual significa ter fé no universo sem precisar, necessariamente, seguir uma religião. O importante é sentir uma conexão com algo maior.

Pratique: cultive uma vida com propósito, esteja aberto aos descobrimentos. Se conecte com um grupo que partilha os mesmos hobbies, seja de meditação ou de trilhas pela natureza.

Dicas para o bem-estar ambiental

Para aproveitar tudo que temos, precisamos cuidar do nosso entorno. Valorize o espaço que temos no mundo, cuide da natureza e mantenha a cidade limpa.

Pratique: monte seu ambiente do jeito que você quer viver: seja reciclando, seja com comida saudável na geladeira, casa arrumada e limpa, com amizades que trazem positividade.

Compartilhar

Veja Também