Qual a postura correta para trabalhar sentado: 5 dicas de ergonomia

Se você se senta atrás de uma mesa por horas a fio, certamente estará condenado a uma carreira de dores no pescoço, nas costas, nos pulsos e nos dedos. A ergonomia adequada do escritório – incluindo altura correta da cadeira, espaçamento adequado do equipamento e boa postura na mesa – pode ajudar você e suas articulações a se manterem confortáveis ​​no trabalho.

Pensando nisso, viemos trazer algumas dicas de como ter uma postura correta para trabalhar sentado. Vamos lá?

 

Dicas para quem trabalha sentado 

Pronto para dar uma repaginada no seu espaço de trabalho? Comece a tornar seu local de trabalho confortável com essas dicas de ergonomia, aqui você irá encontrar a postura correta para trabalhar sentado. Boa leitura!

 

Ajuste sua cadeira

Ajuste a altura da cadeira para poder usar o teclado com os pulsos e antebraços retos e nivelados com o chão. Isso pode ajudar a prevenir lesões por esforço repetitivo.

A postura correta sentado é quando seus cotovelos estão ao lado do corpo para que seu braço forme um L na articulação do cotovelo.

Além disso, escolha uma cadeira que apoie as curvas da sua coluna. Ajuste a altura da cadeira para que os pés fiquem apoiados no chão ou em um apoio para os pés e as coxas fiquem paralelas ao chão. Ajuste os apoios de braço para que seus braços descansem suavemente sobre eles com os ombros relaxados.

 

Deixe os objetos mais próximos de você

Mantenha objetos importantes – como o smartphone, agenda, canetas ou outros materiais importantes – perto de seu corpo para minimizar ao máximo o esforço para alcançá-los.

Lembre-se sempre de se levantar para alcançar coisas que estão mais longe, não faça muito esforço com o corpo do qual pode provocar algum desconforto e afins.

 

Coloque a tela na altura dos olhos

Sua tela deve estar diretamente na sua frente. Um bom guia é colocar o monitor a cerca de um braço de distância, com a parte superior da tela aproximadamente na altura dos olhos.

Para isso, você pode precisar de um suporte para monitor para ajudar na ergonomia. Se a tela estiver muito alta ou muito baixa, você terá que dobrar o pescoço, fazendo com que fique desconfortável, provocando dores ao longo do dia.

 

Ajuste o teclado e mouse

Coloque o mouse em um local que você consiga alcançar facilmente e na mesma superfície do teclado. Ao usar o teclado ou o mouse, mantenha seus pulsos sempre retos, os braços próximos ao corpo e as mãos no nível ou ligeiramente abaixo dos cotovelos.

Uma dica extra aqui é usar atalhos de teclado para reduzir o uso prolongado do mouse. A  postura correta para trabalhar sentado vai muito além do que apenas uma cadeira, viu?

 

Faça pausas regulares sempre que possível

Não fique sentado na mesma posição por muito tempo. Certifique-se de mudar sua postura sempre que possível.

Qual a postura correta para trabalhar sentado nós já explicamos, mas é importante entender que fazer essas pausas durante o dia, andar um pouco e se movimentar também faz parte do processo, ajuda a liberar a tensão do dia.

 

Qual a importância da ergonomia para o trabalho?

Um ambiente de trabalho produtivo é um ambiente de trabalho seguro. Independentemente do tipo ou tamanho de uma empresa, os procedimentos de segurança protegem a equipe, o equipamento e a propriedade da empresa. Ao evitar danos ao equipamento e minimizar lesões, haverá mais lucro e menos despesas para o negócio.

A ergonomia é uma das preocupações no trabalho mais comuns, isso porque o ambiente não ergonômico pode causar vários problemas de saúde, como por exemplo, dor nas costas, tendinite, cansaço e entre outros que podem ser resultado de processos ergonômicos inadequados ou inexistentes no local de trabalho.

 

Agora que você está por dentro desse assunto, que tal conferir nosso blog e ver mais artigos como este?

Compartilhar

Veja Também